Natação na infância: uma questão de segurança
- Natália Oliveira
- 29 de set. de 2023
- 1 min de leitura
A natação é uma atividade física excelente, promove inúmeros benefícios à saúde, contribui para o desenvolvimento da coordenação motora, da musculatura envolvida na respiração, da postura etc. Mas ela vai muito além disso! Aprender a nadar desde pequeno é uma questão de segurança!
Em várias situações cotidianas nos deparamos com uma piscina, um rio, um lago ou mesmo o oceano em uma linda praia nas férias de verão. É extremamente importante que estejamos preparados para qualquer eventualidade envolvendo locais dessa natureza.
Um escorregão seguido de queda na piscina de casa, ou mesmo uma brincadeira com os amigos no mar, são situações que podem colocar em risco a vida dos nossos pequenos ou a nossa própria.
A criança que aprende a nadar desde a mais tenra idade desenvolve habilidades que, em primeiro lugar, permitem a sobrevivência num ambiente aquático e a capacidade de sair dele quando necessário.
O adulto que domina as habilidades motoras envolvidas no ato de nadar, além de proteger a si próprio, aprende a ajudar outras pessoas em situação de perigo no meio líquido.
Gostando ou não de nadar, praticar esta atividade física por pelo menos um período na vida é uma questão de segurança! Mas claro, também pode ser uma atividade física muito prazerosa, relaxante e benéfica para você!

Commentaires